segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Dê uma mãozinha a natureza!

Como todos sabem,o homem está acabando com o meio ambiente.Como todos sabem,o homem degrada o meio ambiente de várias formas,e uma delas é lixo.Para os que não sabem,Lixo é todo resíduo sólido resultante das atividades humanas.Ele pode ser orgânico,resultante de restos de seres vivos e de vegetais,ou inorgânico,composto,embalagens,vidros,metais,plástico,papeis,etc.
Infelizmente,não conheço uma alternativa que evite a ciração do lixo,o que significa que ele é inevitével.Como ele é inevitável,e agride muito a natureza,temos jeitinhos para amenizar esse problema.

Você já deve ter ouvido falar sobre reciclagem,e sabe o que é?
A reciclagem utiliza o lixo como matéria prima para a fabricação de outros produtos.A reciclagem é fundamental para a diminuição da quantidade de lixo,de lixões,da extração de recursos naturais,do consumo de energia e para a manuntenção da limpeza das cidades.

O que podemos reciclar?
Podemos reciclar metais,papeis,vidros,plástico e o óleo de cozinha.

Que metais podemos reciclar?
Latas de aço (de óleo de cozinha,salsicha),de alumínio (refrigerantes,cervejas),sucatas de construção civil,aço,inox,cobre,latão.
Não podemos recilcar:Clips,grampos,esponjas de aço,canos e pilhas.

Que papeis podemos reciclar?
Cadernos,revistas,livros,jornais,listas telefônicas,embalagens de papelão,papel de faz,envelopes,cartazes.
Não podemos reciclar:Papel higiênico,papel toalha,guardanapo,papel carbono,etiquetas adesivas,fita crepe,papel plastificado ou metalizado,guimbas de cigarro e fotografias.

Que vidros podemos reciclar?
Garrafas,frascos,potes,copos em geral.
Não podemos reciclar:lâmpadas comuns,espelhos,monitores de tv e de computadores,cerâmicas,porcelanas,vidros planos.

Que plásticos podemos reciclar?
Garrafões,embalagens,sacos e potes plásticos,brinquedos,utensílios domesticos,copos de plástico,canos e tubos.
Não podemos reciclar:cabos de panela e tomadas.

Como reciclamos o óleo de cozinha?
O óleo de cozinha usado deve ser depositado em uma garrafa pet, e levado a um centro de coleta,onde eles podem fazer desde um sabonete,ao biodiesel.

Existem outras formas de ajudar o nosso planeta.Temos que ter um consumo consiente,independente do que consumimos.A água por exemplo,temos que ter respeito ao usa-la,não é só porque a Terra tem mais água é que podemos sair esbanjando.Tente ajudar o planeta da sua forma,sua ajuda nunca será em vão!

Nenhum comentário: